Tutoriais 2013

Este tutorial usa somente os recursos do PSP (8 ou superior).
Para download do material utilizado para fazer os exemplos - CLIQUE AQUI
Para download da textura utilizada neste tutorial - CLIQUE AQUI- copie esta textura e coloque-a na pasta "TEXTURES" de "My PSP Files".
 
O tutorial admite sua confecção em 2 tamanhos:
1 - Para Scrap Book a ser impresso;
2 - Para compor scrap book virtual (para compor páginas da web, blogs e emails);
 
 
1 - Abra uma nova imagem transparente medindo:
1.1 - 2.400 x 300
ou
1.2 - 600 x 100;
 
2 - Utilizando a ferramenta SELECTION em RECTANGLE, trace um retângulo comprido, deixando uma beirada em volta da imagem.
 

 
3 - Acione o "baldinho" - flood fill e preencha com uma cor a seu gosto.
MANTENHA A SELEÇÃO.
 
4 - EFFECTS - TEXTURE EFFECTS - TEXTURE :
 

MANTENHA A SELEÇÃO

 

5 - SELECTIONS/MODIFY/CONTRACT:

5.1 - 7
ou
5.2 - 4

6 - LAYERS - NEW RASTER LAYER - Na layer criada, preencha, utilizando o "baldinho" com a mesma cor e tom da fita, ou uitlize um tom mais claro ou mais escuro, ou, se preferir, outra cor que combine (fica a seu critério).

7 - Aplique o mesmo TEXTURE do item 4;

8 - NA LAYER DO FUNDO (a da fita propriamente dita) diminua a opacidade a gosto (vai depender da transparência que irá querer);

9 - LAYERS - MERGE - MERGE VISIBLE - neste ponto, se quiser retirar o friso das laterais da fita, utilize a ferramenta SELECTION, RECTANGLE e a ferramenta CUT (tesourinha);

10 - Acione a ferramenta MESH WARP, assim configurada, e aplique o franzido a gosto, abaixo 2 opções - para as 2 medidas.

CONFIGURAÇÃO DO MESH WARP

 


ATENÇÃO: SE ESTIVER FAZENDO A FITA DE 2.400 PIXELS DE COMPRIMENTO, comece a franzir no meio - em 1200 pixels.
SE ESTIVER FAZENDO A FITA DE 600 PIXELS DE COMPRIMENTO, comece o franzido em 300 pixels.
Veja os exemplos a seguir.

Querendo um franzido mais abrangente, vá, com paciência franzindo,  aumentando com o zoom para bem poder enxergar, sempre do meio para as pontas:

11 - Deste ponto em diante, EXERÇA A SUA CRIATIVIDADE, vá duplicando e aplicando o 'IMAGE/RESIZE" em, aproximadamente, 85% para cada nova camada de fita, decore a gosto, transforme em uma cinto com fivela se quiser.

Abaixo alguns exemplos que fiz.

 

 

 

<**_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,·Copyright Ninh@® Design_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,· Todos os direitos reservados*_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,**Este tutorial foi criado, escrito e publicado por Ninh@® Lopes de Sá  em janeiro de 2007. É protegido por lei de Copyright e não poderá ser copiado, retirado de seu lugar, traduzido ou utilizado em listas de discussão sem o consentimento prévio e escrito de sua autora.*_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,_,.-:*'``'*:-.,**

Tutoriais Scraps Índice Geral Email Ninh@®